Pesquisa de Clima Organizacional... vale a pena investir nesta ferramenta?
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas de gestão em recursos humanos.
Através da pesquisa, você realiza o levantamento de informações que retratam o grau de satisfação material e emocional das pessoas na organização.
Através das informações obtidas, a empresa tem maior clareza quanto a opinião de seus colaboradores e prioriza a tomada de decisão. Portanto, antes da elaboração do questionário da pesquisa, a empresa deve ter claro quais são seus objetivos.
É muito importante para a fase inicial da pesquisa, quando ocorre a definição do modelo do questionário, envolver funcionários de diversos setores para fase de levantamento de opiniões e sugestões, desta forma, você mantém as pessoas evolvidas e paralelamente motivadas para a pesquisa.
Uma boa estrutura de comunicação também será ponto chave para o sucesso da pesquisa.
Uma pesquisa bem estruturada norteia e foca as decisões da empresa.
Os resultados deverão ser analisados profundamente, lembrando que as opiniões estão relacionadas às expectativas do funcionário quanto as suas experiências e culturas vividas anteriormente e as comparações serão inevitáveis.
É fundamental que os resultados gerem um plano de ação. Tanto os resultados da pesquisa , como o plano de ação, devem ser divulgados periodicamente aos funcionários. A falta de clareza e perguntas sem respostas, poderá gerar desmotivação entre os funcionários e a ferramenta cair em descrédito.
Mas, uma pesquisa bem estruturada, bem implementada, bem divulgada e muito bem analisada, poderá gerar para os funcionários: aumento da satisfação em trabalhar na organização, maior comprometimento, maior clareza organizacional e para o empresa: aumento de produtividade, credibilidade junto aos funcionários e maior motivação.
Portanto, vale muito pena investir nesta ferramenta e a Manttar pode lhe auxiliar neste projeto, conte conosco.
Patricia Manzatto
Diretora da Manttar
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